Suore Missionarie di San Carlo Borromeo Scalabriniane

Acreditar na promessa e na benção de Deus

Our Blog
forma2019

Primeira Comunicação do VII Curso Congregacional de Formadoras

De 01 de fevereiro a 15 de fevereiro de 2019 acontece no São Carlos Eventos e Hospedagem, Jundiaí, SP o VIIº encontro de formadoras da Congregação. Objetiva este encontro o “Acreditar na promessa e na benção de Deus que nos precede em indicar o caminho”.

O encontro é de responsabilidade da Superiora Geral e Conselho, sob a coordenação geral de Ir. Etra Módica, animadora geral da formação.

As 30 formadoras procedentes de vários países iniciaram o curso com a celebração inicial na capela do Centro de Eventos e após a abertura, informações e integração das participantes, fomos convidadas a partir em Romaria para Aparecida, para junto do Santuário Nossa Senhora Aparecida, afim de intensificar a espiritualidade mariana, celebrar o dia da consagrada, bem como, conhecer a história e elementos que constituem religiosidade, os elementos da arte expressa nos painéis, mosaicos e nos traços que compõem o complexo religioso daquele Santuário.

Nos dias 02 e 03/02 foram aprofundadas as chaves pedagógicas para o acompanhamento personalizado na formação inicial no auditório do Centro Vocacional São Carlos, em Aparecida, tema abordado pelo professor Carlos Eduardo Cardozo, experiente na área de Educação atua principalmente nos temas: juventude, cultura juvenil, protagonismo e projetos educativos, razões pela qual encerrou a manhã do domingo, abordando a identidade e perfil da formadora de jovens para a vida religiosa consagrada, de forma processual, gradual e integral frente aos desafios da formação na pós-modernidade, dando especial atenção à formação humanizadora.
À tarde do domingo compartilhamos com as noviças e irmãs do Noviciado em Potim de momentos de encontro fraterno e conhecimento do espaço físico da casa de formação, concluindo o domingo com a celebração eucarística no Santuário.

Dia 04 de fevereiro iniciamos a jornada com a celebração Eucarística com a renovação dos votos de irmã Vitorinha Bernardino Alburquerque na capela do Centro Vocacional São Carlos. Conclui-se a manhã traçando elementos que constituem linhas gerais da formação. Logo após o grupo de formadoras retornou a Jundiaí a fim de dar continuidade à programação estabelecida que se estenderá até a data de 15 de fevereiro.

 

Foto Link

La gente sta anche leggendo