Acontecerá, dos dias 15 a 31 de janeiro de 2024, o VIII Curso Congregacional das Formadoras Scalabrinianas, na Cidade do México/MX. Participarão 21 Irmãs que realizam a sua missão no âmbito da animação vocacional e da formação, provenientes dos seguintes Países: Angola, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia. Estados Unidos, Filipinas, Itália, México, Paraguai e Honduras.
O curso tem como Tema: “Consagradas para a missão com os migrantes e refugiados”, em continuidade ao tema do XIV Capítulo Geral e iluminando as linhas de ação do sexênio 2019-2025. Além disso, o lema que o norteia é: Tende em Vós os mesmos Sentimentos de Jesus Cristo” (Fl 2,5), por meio de um processo formativo de conformação aos sentimentos de Cristo, que abraça toda a vida, da formação inicial à formação permanente.
O curso é de responsabilidade da superiora geral, Ir. Neusa de Fátima Mariano e Conselheiras, sob a coordenação geral de Ir. Ana Paula Ferreira da Rocha, Animadora Geral da Formação, e contará com a colaboração das Irmãs responsáveis da formação em nível provincial e da delegação na Ásia, assim como de todas as demais participantes.
Alguns temas estão sendo preparados para este curso, como:
- Painel da Realidade Formativa e Animação Vocacional nas Províncias e Delegação na Ásia
- Retomada da alegria de Seguir Jesus Cristo – Documento Final da X Assembleia Geral
- Lectio divina – “Tende em Vós os mesmos Sentimentos de Jesus Cristo” (Fl 2,5)
- Formação holística da Formadora Scalabriniana – Autocuidado
- Atualização dos Princípios e Orientações para a formação
- Cultura Vocacional: Aliança Congregacional Scalabriniana- Diretrizes Gerais da AV
- Jovens e escolhas vocacionais – Discernir e acompanhar os processos de decisões
- Comunidade formativa multicultural – Formação permanente à interculturalidade
- Prevenção dos abusos no caminho formativo da Vida Consagrada – Por uma nova cultura formativa
- Scalabrini – modelo de vida espiritual e de ação missionária
- Traditio Scalabriniana- elementos fundamentais para a formação
- A alegria de caminhar com os migrantes e os refugiados e alegria de viver a partilha.
A dinâmica do curso se desenvolverá por meio da exposição de conteúdos e trabalhos em grupo, promovendo os processos de sinodalidade na escuta das diferentes realidades formativas da Congregação. Destacam-se momentos intensos de espiritualidade, visando integrar a teoria e a prática formativa das formadoras, respeitando as fases formativas das mesmas, na Congregação.
O curso será iluminado com a peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, visitas culturais e encontros com os migrantes e refugiados presentes nas missões das missionárias e missionários scalabrinianos, na Cidade do México.
Acompanhe momentos deste curso através de nosso site e redes sociais.
Por Ir. Ana Paula Ferreira da Rocha, Conselheira e Animadora Geral da Formação