Durante os dias 11 a 14 de dezembro de 2018 em São Leopoldo (RS) está em andamento o 1º Capítulo Provincial Eletivo da Província América do Sul e África da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas.
O lema deste Capítulo é “Passai, passai pelas portas, preparai um caminho para o meu povo; construí, construí a estrada, removei as pedras. Erguei um sinal para os povos” (Is 62,10).
Participam do Capítulo 83 irmãs, a assessora Ir. Maria Helena Mora, da Congregação do Sagrado Coração de Maria e Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral e presidente do Capítulo. As irmãs capitulares são provenientes de: Brasil, Paraguai, Argentina, Colômbia, Equador, África do Sul, Angola, Moçambique e Itália.
A celebração eucarística de abertura do 1º Capítulo Provincial Eletivo foi presidida por Dom Adilson Pedro Busin, CS Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.
Corpo em comunhão
Na alocução de abertura do Capítulo, Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral, saudou todas as irmãs e convidou a constituir um corpo em comunhão, impregnadas pelo Espírito Santo. “É preciso vencer sentimentos de medo e resistência, para que a colaboração e a corresponsabilidade criem em nós um corpo coeso de vida, partilha e missão conosco e com os migrantes e refugiados”, afirmou.
No decorrer do dia, foi apresentado o processo de reorganização a partir do XIII Capítulo Geral, e as comissões da formação, missão apostólica e jurídico administrativo expuseram as propostas, perspectivas e desafios para o novo governo provincial. As Irmãs representantes do Continente africano leram uma carta: “A voz da África para as Irmãs Capitulares”.
Para encerrar o dia, foi apresentado o formato para a composição do novo governo e funções das conselheiras de região e de áreas de serviços.
No segundo dia do Capítulo Provincial Eletivo, após a leitura e aprovação da ata, continuou a apresentação das funções das Conselheiras de Região e das áreas de serviços.
Em clima de reflexão e oração aconteceu o processo de discernimento para a eleição da Superiora Provincial da Província América do Sul e África, conduzido pela assessora ir. Maria Helena Morra. Ela nos motivou a cultivar a esperança que nos impulsiona para a abertura à novidade do Espírito no processo de eleição. Após o processo realizado Ir. Maria Lélis da Silva, foi eleita a nova superiora provincial. A Superiora Geral Ir. Neuza de Fatima Mariano, presente no capítulo, confirmou a eleição de Ir. Maria Lélils da Silva e lhe solicitou se aceitasse exercer esta função, o que ela confirmou.
Ir. Maria Lélis da Silva é natural Bonfinópolis, MG, formada em Comunicação Social- Jornalismo e Letras, tem 29 anos de Vida Religiosa Consagrada, atuou na área da formação de novas religiosas, e exerceu sua missão em diversos lugares do Brasil, Colômbia, e atualmente atuava em Quito, Equador.
A provincial eleita colocou-se a serviço da Província América do Sul e África e solicitou a generosa colaboração e apoio de cada uma das irmãs na caminhada que a província irá empreender.
Ao final todas as irmãs capitulares a saudaram com alegria e carinho.
A unidade e prece de vocês é sumamente importante para o bom êxito do Capítulo Provincial Eletivo.