Suore Missionarie di San Carlo Borromeo Scalabriniane

Festa de São Carlos Borromeo, Patrono da Congregação

Our Blog
st charles

Roma, 04 de novembro de 2018
“Chamados à santidade” (Rm 1,7).

Estimadas Irmãs e Formandas

Nós, Irmãs missionárias scalabrinianas, sentimo-nos agraciadas por Deus em ter São Carlos Borromeo como patrono, de modo particular neste tempo histórico de nossa Congregação, marcado por significativas mudanças, entre as quais, o processo de reorganização interna, que nos interpela a uma profunda renovação de nossa vida consagrada e missionária na centralidade em Jesus Cristo, a fim de sermos fiéis ao carisma scalabriniano.

De fato, não è fácil fazer uma síntese da vida intensa vivida por São Carlos, da qual emerge uma figura caracterizada pelo carisma do bom pastor que se doa sem pretensão de obter resultados esplêndidos, numa doação total, marcada com zelo extraordinário, fundamentado na humildade e na pobreza. E foi este mesmo zelo que o moveu na decisão de empreender uma reforma da Igreja e um sério caminho de reforma interior e de santidade, a fim de conformar-se sempre mais a Jesus Cristo. Foi assim, no confronto consigo mesmo, que promoveu a primeira e a mais radical obra de renovação, sendo capaz de dedicar-se sem reservas ao serviço de Deus e da Igreja.

Não poderemos compreender, porém, a figura de nosso patrono São Carlos Borromeo, sem conhecer a sua relação de intensa paixão a Jesus Cristo, em um amor confiante contemplado na Eucaristia e em Jesus crucificado que fizeram com que São Carlos se imergisse na profundidade do mistério do amor de Cristo.

O exemplo de vida de São Carlos, a dinamicidade de sua ação apostólica  de pastor e de reformador revelam-se persuasivos e atraentes como fruto da intensidade de seu amor a Cristo crucificado. A sua grandeza espiritual nasce da profundidade de sua fé e da totalidade de sua dedicação à missão recebida, em uma palavra, de sua santidade!

Queridas Irmãs, também nós, por graça, somos chamadas a seguir Jesus Cristo nesta forma particular e necessária de fecundidade, que “gera Cristo” em nosso ser e nos migrantes e refugiados que encontramos em nosso caminho como discípulas e missionárias do Pai.

Somos convidadas a dirigir os nossos olhares a São Carlos, modelo de santidade e de zelo apostólico, cujo exemplo nos inspira e nos motiva a viver o chamado à santidade sabendo que a vocação à santidade deve ser intuída, entendida, acolhida e cultivada e, “assim, sob o impulso da graça divina, com muitos gestos, vamos construindo aquela figura de santidade que Deus quis para nós: não como seres autossuficientes, mas ‘como bons administradores da multiforme graça de Deus’ (1 Pd 4,10)”.[1]

Com alegria, desejamos a vocês, Irmãs, formandas e Leigos Missionários Scalabrinianos, uma abençoada e feliz festa de São Carlos Borromeo, e que  motivadas/os pelo seu exemplo, possamos retomar com um novo ardor e empenho renovado a missão scalabriniana, no serviço evangélico e missionário aos migrantes e refugiados.

 

 

Ir. Neusa de Fátima Mariano, mscs

Superiora Geral, Conselho e Secretária Geral

 

 

[1] Francisco, Esortação Apostólica Alegrai-vos e exultai, n.18

La gente sta anche leggendo